Quem Somos

lar abrigo amor a jesus

O LAJE, Entidade Filantrópica fundada em 14 de julho de 1929, por um pequeno grupo de pessoas, todas friburguenses, preocupadas com a morte constante de mendigos nas ruas de nossa cidade, em função de frio e fome.

Dirigida por um grupo de voluntários, a diretoria é eleita de dois em dois anos para mandato que poderá ser renovado por mais dois anos. Um dos claros objetivos desde sua criação sempre foi o envolvimento da comunidade no trabalho voluntário.

Na época, foram criados grupos de pessoas para provimento das necessidades básicas dos acolhidos, cujo número aumentava consideravelmente, chegando a 90 pessoas entre homens, mulheres e crianças.

Uma das campanhas de maior sucesso e apoio popular com o LAJE foi denominada "Campanha do Quilo". Os voluntários iam de casa em casa, pedindo contribuição de um quilo de alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos para os abrigados.

O trabalho continua até hoje e os alimentos não perecíveis que abastecem a nossa dispensa são frutos da ação caridosa destes amigos voluntários que doam seu tempo nos finais de semana em favor do Lar Abrigo Amor a Jesus.

A partir dos anos 90, ficou mais evidente a necessidade de abrigamento de idosos e, ao mesmo tempo, culminou com a extinção da Casa das Meninas.

Hoje, o Lar Abrigo Amor a Jesus é uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e segue as normas previstas pela ANVISA. A Casa abriga cerca de 80 idosos, todos carentes, necessitados de cuidados especiais.

O objetivo principal do Lar Abrigo é a recuperação física e psicológica dos abrigados, tirando-lhes das condições sub-humanas em que muitas vezes são encontrados.

No Laje, há uma equipe de psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, recreadores, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, cuidadores, além de equipes de apoio de lavanderia, limpeza, cozinha e as equipes administrativas e de serviços logísticos.

Grandes avanços foram conquistados nos trabalhos de recuperação física e psicológica dos idosos, proporcionando-lhes condições para que se mantenham com a auto-estima elevada.

Isto se deve, também, aos trabalhos constantes de resgate das relações familiares e a inserção dos idosos na comunidade, através de participações em festas, bailes, passeios, idas aos parques e shoppings, sempre com acompanhamento da equipe de colaboradores e de voluntários.

A Entidade ao longo de seu tempo de atividade se mantém com recursos próprios, oriundos de festas, bazares, quadro de sócios, doações da comunidade em geral e a partir de 2012, recebe subvenção anual da PMNF.

Por se tratar de uma ILPI algumas obras vêm sendo realizadas ao longo dos anos; entretanto, ainda outras são necessárias, como reformas nos pavilhões e algumas adaptações.

Composta por membros da comunidade espírita de nossa cidade, a Diretoria do LAJE é voluntária e tem como objetivo estabelecido atender com profissionalismo, carinho, dedicação e muito amor àqueles que lá residem e que o tempo tornou órfãos.

Por ser uma Entidade Filantrópica, a necessidade de ajuda é contínua. Os custos com luz, gás, gasolina e alimentos perecíveis são altos. Graças a iniciativas repletas de carinho e amor é que o LAJE tem conseguido manter os cuidados essenciais aos seus idosos.

A Casa depende de toda ajuda para que possa dar continuidade aos atendimentos. Neste sentido, realiza famosos Festivais Anuais, como o Festival do Pastel, a Festa do Quilo e o Yakisoba Solidário. Estes eventos, que tornaram-se marca registrada do LAJE, enchem a Casa de amigos, levando muita interação da comunidade friburguense com os idosos.